Como funciona
O Teste TOEFL ® Junior ™ é uma certificação internacional em papel que avalia as seguintes competências comunicativas em inglês:
- Listening – Compreensão Oral;
- Reading – Compreensão de Leitura;
- Language Form and Meaning – Forma e Significado do Idioma.
Compreensão Oral
Compreensão Oral: O Teste TOEFL Junior avalia o grau de habilidade de compreensão oral do aluno representativo do ambiente educacional do Inglês de nível intermediário. Isso inclui três tipos de capacidade de compreensão oral:
- A capacidade de entender a comunicação oral para propósitos básicos e interpessoais. Nos ambientes educacionais que usam o idioma Inglês, o aluno precisa ser capaz de compreender conversas sobre assuntos cotidianos sobre tópicos com que esteja familiarizado que ocorrem no ambiente escolar. Isso inclui a capacidade de entender ideias principais e detalhes importantes, a capacidade de fazer inferências com base no que for implícito, mas não explicitamente declarado e fazer prognósticos; a capacidade de entender o propósito de quem fala e a capacidade de interpretar corretamente características da métrica e pronunciação do idioma como entonação e acentuações contrastantes.
- A capacidade de compreender a comunicação oral para propósito de instruções. Nos ambientes educacionais que usam o idioma Inglês, o aluno precisa ser capaz de compreender a linguagem que os professores e funcionários da escola usam para diversos propósitos além da apresentação de conteúdo acadêmico. Isso inclui a linguagem que ocorre dentro ou fora da sala de aulas (ex.: em excursões, na biblioteca ou em auditórios) e que compreende uma gama de funções de linguagem (ex.: anúncios, lembretes, convites, avisos). Ao ouvir esse tipo de comunicação, o aluno precisa ser capaz de entender a principal ideia ou propósito de uma mensagem, fazer inferências com base no que for implícito, mas não explicitamente declarado e fazer prognósticos baseado no que o comunicador diz.
- A capacidade de compreender a comunicação oral para propósitos acadêmicos. Nos ambientes educacionais que usam o idioma Inglês, o aluno precisa ser capaz de compreender as ideias apresentadas numa palestra ou numa discussão baseada em material acadêmico. Tais palestras ou discussões variam no grau de formalidade e refletem as características típicas da linguagem oral (ex: estruturas verbais relativamente complexas, nominalização de verbos e adjetivos relativamente simples e ocasionais vícios de repetições).
Ao ouvir apresentações de material acadêmico, o aluno precisa ser capaz de entender as ideias principais e os detalhes importantes, fazer inferências e prognósticos com base tanto no que for implícito como no que for explicitamente declarado, reconhecer o propósito do comunicador e reconhecer importantes estruturas retóricas na apresentação do comunicador (ex: comparação e contraste, ou causa e efeito).
Compreensão de Leitura
Compreensão de Leitura: O Teste TOEFL® Junior avalia o grau de capacidade do aluno para leitura típica do ambiente educacional que utiliza Inglês. Isso inclui dois tipos gerais de leitura:
- A capacidade de ler e compreender textos acadêmicos. Nos ambientes educacionais de Inglês de nível intermediário, o aluno precisa ser capaz de ler e compreender textos acadêmicos numa variada gama de gêneros (ex.: expositivo, biográfico, persuasivo, literário) em diversas matérias (ex: artes, filosofia, ciências, história, geografia). O aluno precisa ser capaz de ler textos com nível de dificuldade típico do que é usado em salas de aulas que utilizam o idioma Inglês. Ao ler estes textos, o aluno precisa ser capaz de entender as principais ideias e informações de apoio, para fazer inferências com base no que for implícito, mas não explicitamente declarado, e para entender vocabulário chave (seja de conhecimento prévio ou do contexto) e coesão dentro do texto (ex.: relações referenciais entre as frases). Dependendo da natureza do texto em questão, o aluno também pode precisar entender o propósito do autor, seguir a lógica e o significado pretendido de estruturas retóricas básicas, seguir etapas ou instruções, ou ainda identificar e entender linguagem figurada. Como acontece na compreensão oral, a leitura de textos não deve exigir nenhum conhecimento específico prévio, mas exigirá, às vezes, que o aluno leia para adquirir novas informações num contexto acadêmico.
- A capacidade de ler e compreender textos não acadêmicos. Apesar de os textos acadêmicos oferecerem o principal desafio de leitura nos ambientes educacionais que usam o Inglês, o aluno também precisa ser capaz de ler textos não acadêmicos de diversos tipos. Estes incluem correspondência (ex.: e-mails ou cartas), textos jornalísticos, redações, e outras formas de textos que tendem a ser menos lineares (ex.: folhetos, anúncios, programas). Ao ler textos não acadêmicos, o aluno precisa demonstrar os mesmos tipos de compreensão detalhados acima para os textos acadêmicos e, também, entender as características mais típicas de textos gerais (ex: maior uso de linguagem idiomática).
Forma e Significado do Idioma
Forma e Significado do Idioma: Ao desenvolver a proficiência em Inglês necessária para ambientes educacionais que utilizam esse idioma, as competências de comunicação, como compreensão oral e compreensão de leitura, são de fundamental importância. Contudo, para o aluno que está aprendendo em contextos internacionais, as competências de apoio, como gramática e vocabulário, também têm um papel significativo, pois auxiliam no desenvolvimento das competências de comunicação. Ao desenvolver as competências de apoio, é importante que o aluno não se concentre exclusivamente na forma, mas que aprenda as formas do Inglês como uma ferramenta para criar uma gama de significados numa variedade de contextos. O aluno precisa ser capaz de reconhecer formas gramaticais e itens lexicais que sejam corretos e que criem significados apropriados numa variedade de contextos sintáticos e coesivos (ex.: baseando-se tanto na gramática da oração como num discurso mais amplo). O aluno precisa ser capaz de reconhecer essas formas e significados numa variedade de textos, presentes no ambiente escolar (ex.: informações, folhetos/publicidade, redações de estudantes).
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